sexta-feira, 13 de maio de 2022

O Carimbo



O carimbo está para algumas pessoas como a roda para a restante humanidade! É fundamental e sobrepõe-se a tudo o resto. 

Certo dia um colega vem ter comigo com um ar consternado. 

- Os teus programas estão mal! 

- Há-de nascer o dia em que alguém não me diga essa frase. 

- Mas desta vez é que é. 

- Ainda ontem diziam o mesmo e depois viu-se que eram vocês que estavam a colocar os dados errados. 

- Pois, mas desta vez não é nada disso, lancei este processo no computador e não ficou gravado. 

- Tens a certeza? 

- Claro que sim, estás a ver aqui o carimbo no documento? 

- Mas lançaste mesmo? 

- Porra! Não vez o carimbo? 

- Mas o carimbo não quer dizer nada. 

Aqui ele olhou estupefacto para mim, tremeu-lhe uma das pálpebras e quase lhe sai uma lágrima. 

- Como podes dizer uma coisa dessas? É através do carimbo que nós temos a certeza das coisas. - diz-me com a voz a tremer. 

- Pronto vamos lá ver isso. Repete tudo de novo para eu ver. 

Ele lá foi ao PC com o ar mais melindrado do mundo e introduz os dados, confirma e… voilá! O processo fica lançado. 

- Mas há bocado não ficou, tenho aqui o carimbo que prova! – protestou ele veementemente. 

- Viste que não fiz nada, de certeza que não o tinhas lançado, pois agora ficou tudo bem. 

Ele ficou a olhar com ar consternado para o carimbo, murmurando. 

- Não é justo, se tinha o carimbo na folha ele tinha de estar lançado no computador. 

- Pois, mas se calhar puseste o carimbo e depois esqueceste-te de lançar. 

- Mas quando pomos o carimbo no papel, devia logo ficar no computador, esta porcaria destas máquinas só serve para atrapalhar, antigamente é que era bom. 

- Antigamente vocês punham o carimbo e mais nada? – perguntei estranhando a simplicidade.  

- Não, tínhamos de preencher os dados todos num daqueles livros grandes, depois fazíamos as contas numa calculadora e púnhamos o talão junto na página com um carimbo de confirmação que as contas eram aquelas. Depois íamos à conta corrente dar baixa desse valor e púnhamos outro carimbo a confirmar que tínhamos dado baixa. A seguir íamos às folhas de saldo de bancos carregar o valor e colocávamos outro carimbo… 

- Pára lá com essa conversa que já estou a ficar com dor de cabeça. Agora não é mais simples? Lanças o valor no computador, confirmas e automaticamente fica tudo actualizado. 

- E os carimbos que confirmam que fizemos os lançamentos todos? 

- Então o computador faz tudo automaticamente não é preciso carimbos. 

Olhou para mim como um crente para um herege, virou-me as costas e lá foi resmungando, abanando a cabeça e fazendo gestos como que a esconjurar um espírito mau. Nos dias seguintes não me falava e juro que lhe lia nos olhos qualquer coisa como: - Hás-de arder no inferno dos não crentes no Carimbo! 

Sem comentários: